Você pode melhorar a vida de muita gente!


Um Direito e Exercício de Cidadania

A legislação dá ao contribuinte do Imposto de Renda o direito de decidir individualmente a destinação de parte do seu imposto. Além de um direito, é exercício de cidadania poder participar da construção de um país melhor, podendo, inclusive, contribuir com o aquecimento da economia da sua cidade.

Dentre as destinações, podem ser beneficiados Fundos da Infância e Adolescência.


Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Destinações para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente são de fundamental importância para o desenvolvimento de projetos voltados ao público infanto-juvenil, especialmente aqueles em situação de risco social, e são aplicados para erradicação do trabalho infantil; profissionalização de adolescentes; combate a maus tratos, exploração sexual e uso de drogas; entre outros.


Como são Aplicados os Recursos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, formado por representantes do poder público e da sociedade civil, é o órgão responsável pela deliberação e controle da destinação dos recursos.


Qualquer Pessoa ou Empresa pode Ajudar

A doação não está vinculada ao Imposto de Renda devido por pessoas e empresas, entretanto elas poderão se beneficiar com a dedução, dentro dos critérios estabelecidos.

Pessoas físicas poderão deduzir no programa da declaração do Imposto de Renda as doações feitas no ano anterior diretamente aos fundos até o limite de 6% do valor do imposto devido, e no próprio programa, poderão destinar até 3%.

No caso de empresas optantes pelo Lucro Real, a dedução é de até 1% do valor do imposto devido à alíquota básica. Para mais informações, elas deverão consultar seus contadores.


Ajude sem se Preocupar com Cálculo

Se você deseja e pode ajudar, faça a doação. Assim como despesas com instrução, você pode pagar um valor diferente do limite. Quando fizer a declaração do Imposto de Renda, se for o caso, o programa informará o quanto poderá ser deduzido e você terá redução no valor a recolher ou receberá uma restituição maior. No caso das empresas, o valor será conhecido na apuração do imposto.


Uma cidade melhor para crianças e adolescentes é uma cidade melhor para todo mundo!

Como você pode ajudar


Diretamente ao Fundo

Doe de acordo com o que você pode sem se preocupar com cálculo, pois ele será feito pelo programa da declaração do Imposto de Renda. É como despesas com educação. Você pode pagar um valor diferente do limite estabelecido. Se desejar fazer uma estimativa da dedução que terá, poderá tomar como base o último valor de 'Imposto devido' (veja como).

Faça o depósito identificado (informando o seu CPF) ou transferência bancária para a conta específica:


FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
CNPJ 18.631.305/0001-67
Caixa Econômica Federal
Agência: 0132
Operação: 006
Conta Corrente: 593-0


Doações feitas diretamente a instituições não poderão ser deduzidas do Imposto de Renda.

Procure o CMDCA - CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Casa da Cidadania: Praça Raul Soares, S/Nº, Centro, Montes Claros, MG, Telefone (38) 2211-3448), apresente o comprovante e solicite o recibo definitivo, que é o documento válido para declaração. Isto também é muito importante para que o CMDCA possa controlar as doações e enviar informações para a Receita Federal.

Para obter a dedução, basta informar a doação feita na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda do ano seguinte na opção por deduções legais, conhecido como modelo completo (veja o passo-a-passo).


Na Declaração do Imposto de Renda

Informe todos os dados da sua declaração na opção por deduções legais (modelo completo) e depois preencha os campos específicos (veja o passo-a-passo).

IMPORTANTE: Efetue o pagamento do DARF dentro do prazo (após a 'Data de Vencimento' o valor será devido como imposto).


Caso tenha dúvida, entre em contato conosco.

Fonte: Ággape Soluções Empresariais